Buscar
  • Centro Alfa Varginha

“Limpeza significa Saúde”: a importância da limpeza hospitalar

A organização hospitalar é uma das mais complexas instituições de saúde existentes. Trata-se de ambientes que concentram micro-organismos extremamente resistentes, além de matérias orgânicas, que contribuem para a proliferação de patógenos, e podem atrair pragas e insetos que atuam como vetores de doenças. Por isso, a limpeza é considerada um dos pontos cruciais da administração hospitalar.


Hoje, a limpeza de hospitais no Brasil é uma prática regulamentada pela Anvisa. E, entre todas atividades da Limpeza Profissional, é a que requer o grau mais extremo de especialização. “A excelência na limpeza é um dos pilares da qualidade e segurança da instituição hospitalar”, afirma Marconi Morais de Freitas, diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar (SBHH) e coordenador de Hotelaria e Hospitalidade do Sabará Hospital Infantil.


Por isso, é imperativo ressaltar que Limpeza significa Saúde.



Foto: ABRALIMP


Raio-X: como é feita a Limpeza Hospitalar


O primeiro passo da higienização de ambientes de saúde é eliminar as sujidades. Mas esta tarefa exige total atenção à questão microbiológica. Assim, é fundamental avaliar os tipos de superfície a serem limpas, o grau do risco de contaminação, o tempo de contato, a segurança na manipulação de químicos e o descarte dos resíduos após a limpeza.


As diferentes áreas de um hospital são classificadas em três grupos, de acordo com o potencial de contaminação. As “Áreas Críticas” são locais de alto perigo, com pacientes com baixa imunidade ou procedimentos de risco, como UTIs, salas de cirurgia e prontos-socorros. As “Áreas Semicríticas” têm pacientes com doenças não infecciosas ou de baixa transmissibilidade, como enfermarias, quartos e ambulatórios. Já as “Áreas Não Críticas” são os setores onde não há pacientes, como a administração.


Há diferença também quanto aos procedimentos da limpeza hospitalar e suas nomenclaturas. A limpeza propriamente dita é a primeira etapa, onde ocorre a remoção da sujeira e detritos das superfícies. A desinfecção é o processo de eliminar a maior parte dos micro-organismos presentes no ambiente. Já a esterilização é o processo de destruição total da vida microbiana da superfície, incluindo fungos, vírus e bactérias, a partir da utilização de agentes físicos e químicos.


“Os métodos de limpeza são determinados pela superfície, quantidade e tipo de matéria orgânica, e pelo propósito da área”, ressalta Marconi. “Cuidados como a esterilização de produtos que são manuseados por muitas pessoas, bem como a limpeza e manutenção periódica de ambientes, e a higiene corporal, são fundamentais no processo de prevenção de doenças”.


Outro quesito imperativo é o uso dos EPIs. É o caso de calçados de segurança de couro, botas de PVC e luvas de látex, além de óculos de proteção, máscaras e avental impermeável. A reciclagem constante dos colaboradores, e a fiscalização das unidades de saúde com treinamento e orientação, também são fatores essenciais.


Por fim, o gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde deve estar em acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 222/18, da Anvisa, que trata das práticas de manejo, armazenamento, coleta e transporte destes resíduos, até sua destinação final. Se os resíduos não são eliminados corretamente, podem colocar em risco a segurança de quem trabalha no ambiente hospitalar e, também, dos pacientes.


Sabe-se que o “valor da limpeza” pode ser manifestado de diversas formas, mas é na Limpeza Hospitalar que se encontra um dos aspectos mais valiosos deste segmento profissional: a prevenção de doenças infecciosas e a proteção à saúde humana.


Fonte: http://revistahigiplus.com.br/limpeza-significa-saude-a-importancia-da-limpeza-hospitalar


Aqui na Centro Alfa Varginha, você encontra uma linha completa de produtos para o segmento de limpeza hospitalar. Fale com nossos consultores para saber mais.

0 visualização
NOSSO TELEFONE

(35) 3222-1166

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 07h30 às 18h.

ATENDEMOS

- Empresas

- Indústrias

- Restaurantes

- Hotéis

- Prefeituras (Licitações)

- Hospitais

- Produtor Rural

NOSSOS PRODUTOS

- Limpeza

- Higiene

- EPI

- Ordenha

ENCONTRE-NOS

Estamos localizados na

Av. Benjamin Elisei 785
Parque Rinaldo
Varginha/MG

CEP: 37036-365